SERVIÇOS OFERECIDOS

Uma abordagem completa

A Concini presta serviços de consultoria para planejamento, execução, controle e encerramento de obras de construção civil, oferecendo orientação técnica altamente especializada.

Nossa consultoria consiste também no levantamento e análise do ciclo de vida do projeto novo ou em andamento, inclusive no canteiro de obras, com o objetivo de efetuar diagnósticos de situações que impactam o projeto. As soluções conduzidas pela Concini incluem:

- Otimização, definição e adaptação de métodos e processos construtivos;

- Fiscalização da execução de obras;

- Elaboração de projetos técnicos e executivos de obras em geral;

- Compatibilização de projetos técnicos e executivos;

- Implementação de sistemas construtivos adequados.

POR QUE AS OBRAS ATRASAM?

Em obras de pequeno e médio porte é comum a confusão entre planejamento e um simples cronograma físico. Todavia, não é pelo fato da existência de um cronograma bem elaborado que há a garantia de que todas as etapas do planejamento estão sendo bem executadas. Descuidos com contratos, qualidade, retrabalhos, alteração de escopo e motivação da equipe interferem diretamente no prazo de entrega da obra.

Project manager updating tasks and miles

POR QUE ESTOURAM OS CUSTOS?

Todas as etapas do planejamento precisam funcionar para a garantia do custo do projeto, principalmente na fase do planejamento e da execução/controle. Não basta a existência de uma boa planilha orçamentária se os gastos não estão sendo auditados.

Civil Engineer Surveying

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

1.  “Dominar, pelo pensamento, toda a realidade é o ideal do planejamento...” (Danilo Gandin)
2.  “Gerenciar um processo é planejá-lo, acompanhar sua execução, comparando-a com o planejado, e corrigir os desvios sempre que necessário...” (Darci Prado)
3.  “De acordo com os conceitos de planejamento existem dois critérios que são indispensáveis para o bom funcionamento das organizações: eficácia e eficiência...” (Peter Drucker)
4.  “Nos últimos anos, as flutuações da economia e a conscientização crescente do consumidor para os problemas dos custos elevados e da não-qualidade dos produtos têm dirigido a atenção dos empresários da construção civil para o planejamento e o controle produção.” (Limmer)
5.  “As atuações na área da construção civil vêm exigindo mudanças estruturais e de comportamento, tanto nos processos de produção como nos procedimentos administrativos e gerenciais, como modo de se alcançar soluções para modernizar processos, melhorar a qualidade e reduzir o preço dos produtos.” (Assumpção)
6.  “O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto: a maioria dos projetos são realizados para criar um resultado duradouro. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.” (PMbok – PMI)
7.  “Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, experiências, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto de modo a atingir os requisitos do projeto e atingir ou exceder a expectativa das partes interessadas” (PMbok – PMI)

Image by Scott Graham

A verdadeira função do gestor de um projeto é minimizar os imprevistos e viabilizar o alcance das metas de uma obra. A Concini auxilia na concretização dessas metas, orientando seus clientes a executarem com qualidade, dentro do orçamento previsto e nos prazos previamente acordados.